Recursos didáticos

O Coordenador do LEDUM, professor Paulo Meireles Barguil, criou os seguintes recursos didáticos: Fiplan, Flex e Flex memo.


O Fiplan é um conjunto de 60 (sessenta) peças plastificadas de figuras planas, que se diferenciam por três atributos: formato (círculo, triângulo, quadrado e retângulo), cor (amarelo, vermelho e azul) e tamanho (muito pequeno, pequeno, médio, grande e muito grande). Cada formato tem 15 (quinze) peças, cada cor tem 20 (vinte) peças e cada tamanho tem 12 (doze) peças. A diversidade de peças do Fiplan favorece o desenvolvimento de conceitos de todos os blocos do conhecimento matemático no ambiente escolar.

MANUAL

CAPÍTULO DE LIVRO

 
O Flex é um baralho com 75 (setenta e cinco) cartas – 50 (cinquenta) comuns e 25 (vinte e cinco) especiais – que contribuem para que as crianças construam, de forma divertida, conceitos referentes à Matemática, Língua Portuguesa e cores. As cartas comuns foram divididas em cinco naipes: quatro com as figuras planas básicas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo) e um sem figura plana. Cada naipe tem 10 cartas, com numerais de 0 a 9, expressos com algarismos, letras e figuras planas coloridas. A diversidade de cartas do Flex possibilita vários jogos: batalha, memória, mico e múltiplas combinações. Diversão para toda a família!

MANUAL

CAPÍTULO DE LIVRO


O Flex memo é uma coleção com 144 (cento e quarenta e quatro) cartelas – 80 (oitenta) comuns e 64 (sessenta e quatro) especiais – que contribuem para que as crianças construam, de forma divertida, conceitos referentes à Matemática, Língua Portuguesa e cores. As cartelas comuns apresentam as quantidades de 0 a 9 em quatro conjuntos com figuras planas básicas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo) coloridas. As cartelas especiais expressam os números com algarismos e letras, os nomes das figuras planas e das cores. A diversidade de cartelas do Flex memo possibilita vários jogos – Batalha, Memória, Mico… – com níveis distintos de complexidade. Diversão para toda a família.

MANUAL

CAPÍTULO DE LIVRO